top of page

Atlas de Anatomia Veterinária

Músculos do pescoço, tronco e cauda

Músculos ventrais do pescoço

Índice de imagens

    A região ventral do pescoço é formada por vários grupos musculares. Os músculos que estão dispostos estreitamente associados com a parte ventral das vértebras cervicais (longo do pescoço, da cabeça, escalenos) estão inclusos dentro do grupo dos músculos hipoaxiais, e já foram estudados. Outros músculos, mais superficiais, pertencem ao grupo dos músculos extrínsecos do membro torácico (braquiocefálico, omotransverso) e também já foram estudados (ver músculos dos membros torácico do cão).
    Nesta seção será estudado um terceiro grupo muscular, onde incluem-se os músculos hioideos longos e os hioideos caudais (esternohioideo e esternotireoideo), caracterizados por sua estreita relação com a traqueia e por agir movendo caudalmente o aparelho hioide. O músculo esternocefálico, embora do ponto de vista filogenético esteja relacionado com os músculos extrínsecos do membro torácico, também será estudado aqui.

 

M. esternocefálico (Figuras 2.3, 2.5, 2.6, 2.13)
    Origina-se, juntamente com o músculo contralateral, no manúbrio do esterno. Segue ascendente em direção à cabeça divergindo do músculo do outro lado e se divide em duas porções: mastoidea e occipital. A parte occipital, que é mais superficial, se insere na crista da nuca (Figuras 2.3, 2.5). A parte mastoidea, mais profunda (Figuras 2.6, 2.13
), se insere no processo mastoide do temporal.
   Função: Flexiona o pescoço e move a cabeça para baixo. Se agir unilateralmente desvia a cabeça e o pescoço para o lado correspondente.
    Inervação: Ramo ventral do nervo acessório e ramos ventrais dos nervos cervicais.

 

M. esternohioideo (Figuras 2.17, 2.36, 2.43)
    Está disposto ventralmente ao pescoço e estreitamente associado à traqueia. Origina-se do manúbrio do esterno e na primeira cartilagem costal e se insere no basihioide.
    Função: Provoca a retração caudal do hioide e das estruturas relacionadas a ele (laringe, faringe e língua) (Figura 2.44), participando na fase final da deglutição.
    Inervação: Ramo ventral do primeiro nervo cervical e asa cervical.

 

M. esternotireoideo (Figuras 2.17, 2.36)
   Está disposto lateralmente à traqueia. Origina-se, junto do músculo esterno-hioideo, no manúbrio do esterno e na primeira cartilagem costal. A inserção ocorre na cartilagem tireoide da laringe.
    Função: Forma uma unidade funcional com o músculo esternohioideo, fazendo também a retração caudal do hioide e de estruturas associadas participando da deglutição.
    Inervação: Ramo ventral do primeiro nervo cervical e asa cervical.

 

O espaço visceral do pescoço (Figuras 2.17, 2.45)

   A região ventral do pescoço é atravessada por importantes estruturas viscerais, vasculares e nervosas que se estendem entre a cabeça e a cavidade torácica. Esses elementos, entre os quais se encontram a traqueia, o esôfago, a artéria carótida comum, o tronco vagossimpático, o nervo laringo recorrente e o tronco traqueal são cercados por diferentes unidades da fáscia cervical e estão situados no chamado espaço visceral do pescoço. Na região cranial do espaço visceral se encontram também as glândulas tireoide e paratireoides. O espaço visceral do pescoço é delimitado por vários músculos (Figura 2.45). O teto é constituído por músculos imediatamente ventrais às vértebras cervicais (longo do pescoço, longo da cabeça). Os mm. cleidocefálico e esternocefálico formam a parede lateral do espaço. E o assoalho é formado pelos mm. esternohioideo e esternotireoideo.

Músculos ventrais do pescoço

M. esternocefálico (Fig. 2.3, 2.5, 2.6, 2.13)

M. esternohioideo (Fig. 2.17, 2.36, 2.43)

M. esternotireoideo (Fig. 2.17, 2.36)

Espaço visceral do pescoço (Fig. 2.17, 2.45)

bottom of page